quinta-feira, 30 de abril de 2009

Faxina no depósito do NTE-PL

No dia 23/04/09 a equipe do NTE de Paço do Lumiar resolveu fazer uma limpeza do depósito, onde são guardados equipamentos, materiais diversos e até mesmo sucatas de mobília, periféricos e máquinas.
Foi muito complicado por causa do excesso de poeira e ácaro de muito tempo sem uma faxina nesse ambiente, já que o núcleo não dispõe de funcionários expecíficos para essa função. Entretanto, valeu a pena, pois o local ficou mais saudável e mais organizado.
Confira nas fotos:


antes - uma bagunça só



depois - já dá para respirar e andar pelo recinto



a equipe em ação


Próximas formações

Estão previstas e agendadas formações na semana de 4 a 8 de maio deste nas escolas relacionadas abaixo, já que possuem parecer positivo sobre os lieds que encontram-se em boas condições de uso.

As escolas contempladas serão:

U.I. MARLY SARNEY - Maiobão

  • Matutino: Flórita
  • Vespertino: Suelma
CE ROBSON MARTINS - Maiobão
  • Matutino: Magno
  • Vespertino: Elinete
  • Noturno: Marilene

Capacitação no CE Cidade Operária II

Finalizada, em 29/04/09, mais uma capacitação em Educação Digital. Desta vez foi no Centro de Ensino Médio Cidade Operária II, situado na localidade da Maiobinha, próximo à Cidade Operária.
Os professores se mostraram muito interessados e dispostos a utilizarem as novas tecnologias a benefício da educação.
A experiência em utilizar o projetor multimídia na apresentação de suas aulas os deixaram bem empolgados.
Seria bom se cada escola dispusesse desses equipamentos no sentido de melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
Confiram nas fotos, da turma do formador Magno Anchieta, turno matutino, a atuação dos professores durante o curso:





terça-feira, 28 de abril de 2009

Capacitação no CE Tarquínio Lopes - novembro/2008

FOTOS DOS CURSISTAS CE TARQUÍNIO LOPES (NOTURNO)
03 a 07/11/2008
Multiplicadora: Suelma Paixão
Visite seu blogue clicando no link com o nome dela.

Curso de Educaçao Digital na UI Humberto de Campos - Março/2009

As professoras que participaram do Curso de Introdução à Educação Digital também se esforçaram bastante durante o primeiro momento presencial (20h).
Elas estão em fase de produção de atividades da parte à distância e aguardando o retorno com o formador Magno Anchieta.
Vejam algumas fotos:




(obs: a data impressa está errada)

Curso de Educação Digital na UI Nadir Nascimento de Moraes - Abril/2009





Segundo a formadora Marilene Melo em seu blog, os professores da UI Nadir Nascimento de Moraes superaram todas as expectativas em relação ao Curso de Educação Digital. Todos desenvolveram as atividades propostas com empelho e criatividade.
Clique nas fotos para ampliá-las.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

1ª Semana do Meio Ambiente da TV Escola

Clique na imagem para ampliar o cartaz.

Mande recados

Olá,

Até o momento ninguém mandou um só recadinho. Mas não quero ser eu o estreante.
Por isso estou colocando aqui um pequeno passo-a-passo para quem está achando difícil fazer isso.
É muito fácil, é só sequir os passos que coloquei na imagem a seguir.
No mural de recados:

Muito fácil, não? Então o que você está esperando. Mande um recadinho pra nós.

Abraços.
Magno

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Projeto CE Luís Sérgio Cabral de Barreto

Esse vídeo é um dos registros das atividades desenvolvidas na U.I. Luís Sérgio Cabral de Barreto, situada na localidade de Beira-Rio, município de Paço do Lumiar - MA , no final do ano 2008.
Após a realização do curso de Introdução à Educação Digital aos professores, esses puderam criar um projeto interdisciplinar onde os alunos foram motivados a fazer várias pesquisas sobre a água, entre elas sobre a preservação, levando em consideração sua própria realidade, pois na área próxima a escola corre o Rio Paciência, que encontra-se em estado preocupante de poluição.
O produto final foi a produção de apresentações multimídias sobre cada subtema abordado e também a edição desse vídeo que agora está sendo publicado no Youtube.
Tal projeto pedagógico contou com a orientação e o acompanhamento dos multiplicadores Marilene Melo e Magno Anchieta.

Formação no UE Tácito Caldas (em março de 2009)





Os professores do Tácito Caldas, escola localizada na sede do município de Paço do Lumiar.

Projeto UE José Maria Ramos Martins

Como parte das atividades a distância do Curso de Introdução à Educação Digital, os professores da UE José Maria Ramos Martins começaram a implementação do Projeto "ÁGUA FONTE DE VIDA".
O projeto está dividido nas seguintes etapas: a primeira, sensibilização nos três turnos, a segunda abertura oficial na escola, a terceira constituída de aulas de informática básica, pesquisas e finalmente a construção dos produtos finais a partir da apropriação tecnológica no Laborátório de Informática.
Essas atividades contam com a orientação e o acompanhamento das multiplicadoras Flórita de Medeiros e Marilene Melo.


Alunos construindo cartilha no editor de texto BrOffice Writer

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mural de recados

Olá, caro(a) visitante,

Agora o Blog do NTE de Paço conta com mais um recurso para que você possa interagir com nossa equipe: o mural de recados.
Então não se acanhe e deixe sempre que puder uma mensagem para nós com dúvidas, críticas e sugestões.
Quem será o(a) estreante?
Até.

sábado, 18 de abril de 2009

Capacitação no CE 29 de Outubro em 2008

A professora Marilene disponibilizou algumas fotos no seu antigo blog, que você poderá conferir aqui, da capacitação em Introdução à Educação Digital, no CE 29 de Outubro, onde os professores aparecem construindo seus trabalhos.


O Curso no CE 29 de Outubro foi um sucesso total. Estamos com saudades dessa turma!

Para ampliar as fotos é só clicar nela.

O que é inclusão digital?

A expressão "inclusão" está na moda hoje em dia. Quando se fala em tecnologia, por exemplo, usamos o termo "inclusão digital". Mas o que é afinal tudo isso? Muita gente ainda não sabe direito o verdadeiro sentido dessa terminologia.
Mas encontramos uma apresentação muito interessante e que explica de forma bem clara o que a inclusão digital. Veja:

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Curso de Introdução à Educação Digital


O Curso de Educação Digital faz parte das políticas implementadas pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação. No Maranhão, o referido curso está sendo implementado pela Secretaria Estadual de Educação via Supervisão de Tecnologias Educacionais e Núcleos de Tecnologias Educacionais, num total de 40h, sendo 24h presenciais e 16h à distância. No módulo presencial os professores experimentam as ferramentas disponíveis no ambiente Linux Educacional e Internet, como a criação de apresentações multimídia, e-mail e Blogs, e na modalidade a distância são instigados a construirem uma proposta didático-pedagógica para desenvolverem com seus alunos.
====================================================================

Histórico do Curso

A Secretaria de Educação a Distância, em 2007, no contexto do Plano de desenvolvimento da Educação – PDE, elaborou revisão do Programa Nacional de Informática na Educação – Proinfo. Essa nova versão do Programa, instituído pelo Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitula-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo e postula a integração e articulação de três componentes:
a) a instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática
com computadores, impressoras e outros equipamentos e acesso à internet banda larga);
b) a formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs);
c) a disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pela SEED/MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD escola etc.
Nesse contexto, surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia
Educacional – Proinfo Integrado que congrega um conjunto de processos formativos,
dentre eles o curso Introdução à Educação Digital (40h) e o curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs (100h).
O objetivo central desse Programa é a inserção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras, visando principalmente a:
a) promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e comunidade escolar em geral;
b) dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.
Esse Programa cumprirá suas finalidades e objetivos em regime de cooperação e colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.


Objetivos do curso

Objetivo geral

Este curso visa a contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da Internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.

Objetivos específicos

  • Refletir sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional;
  • Conhecer e utilizar o sistema operacional Linux Educacional e outros softwares livres, distribuídos em conjunto com os computadores do Proinfo, que possam contribuir para a solução de problemas e propostas pedagógicas mediadas por tecnologias;
  • Desenvolver habilidades necessárias ao manejo do computador e de programas que possibilitem a elaboração e edição de textos e de apresentações multimídia, a comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações, produção, cooperação e publicação de textos na Internet;
  • Refletir sobre propostas de dinamização da prática pedagógica com os recursos tecnológicos disponibilizados no computador e Internet.

Organização do curso e metodologia

Para organização deste curso partimos da construção de um mapa conceitual sobre a temática abordada. A nossa intenção é oferecer uma visão global deste processo formativo.
O mapa conceitual é uma ferramenta cognitiva de natureza gráfica que ajuda a sistematizar conceitos, suas relações e interfaces e por isso foi selecionada para favorecer uma visão sintética e ao mesmo tempo global do conteúdo do curso e suas várias facetas de tratamento. Os mapas conceituais são diagramas que ajudam a compreender como as palavras-chave se relacionam entre si. Sua construção parte de uma tempestade de idéias sobre uma temática que, numa segunda fase, é estruturada em torno de palavras-chave, suas ramificações e relações.
Ter uma visão global de início contribui positivamente para a aprendizagem ao funcionar como referência para o desenvolvimento das atividades e para a compreensão, para acompanhamento e avaliação do desempenho, pois permite evocar, organizar e representar graficamente o que se aprende.
Utilizamos este mapa como um organizador prévio das idéias principais, secundárias e alguns aspectos complementares das relações entre elas, que serão abordados neste curso.
Esperamos que o consulte ao longo das unidades de estudo e prática e que organize mapas conceituais relativos ao que for estudado em cada uma delas, como estratégia de aprendizagem.


Conteúdo do Curso

O programa do curso está organizado em nove unidades de estudo e prática, são elas:
  • Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social
  • Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança
  • Unidade 3: Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico
  • Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta
  • Unidade 5: Elaboração e edição de textos
  • Unidade 6: Apresentações para nossas aulas
  • Unidade 7: Criação de blogs
  • Unidade 8: Cooperação e interação em rede

Sua proposta pedagógica está embasada nos seguintes fundamentos pedagógicos:

  • Formação contextualizada significativa que busca envolver o cursista na análise e solução de problemas/questões que fazem parte de sua vivência.
  • Promoção da autonomia do sujeito.
  • Interação na aprendizagem e construção do conhecimento.
  • Tecnologias como meio e não como fim.
  • Relação ação/reflexão/ação constante.
  • Ênfase na aplicação prática no trabalho docente.

Estrutura e organização

Cada unidade prevê atividades de aprendizagem, envolvendo conceitos, procedimentos, reflexões e práticas para 24 horas semanais totalmente presenciais e 16 horas à distância, com estudo da apostila e ou CD-Rom, e treinamento nos laboratórios da escola ou em outro computador.

Obs.: Cada Estado brasileiro optou por uma forma diferente de oferecer essa formação continuada, de acordo com sua relidade e seu sitema de ensino, mas a ênfase maior é dada ao estudo à distância a partir do estudo do material oferecido aos participantes.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Capacitações realizadas em 2008

Um slideshow com imagens de capacitações realizadas em 2008 pelo NTE de Paço do Lumiar.

http://www.youtube.com/watch?v=nyB2AvPqjHY

Projeto Pedagógico da Turma de Educação Digital do CE Menino Jesus de Praga

CE MENINO JESUS DE PRAGA
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
FORMADOR: MAGNO ANCHIETA


Trabalho elaborado pelas professoras:

ANTÔNIA COSTA FERREIRA
ANTÔNIA MIRANDA
LUZINALVA CARTAGENES
MARIA DA PENHA SOUZA FRAZÃO
MARINALVA CORRÊIA
MARIA MADALENA
NORMA SUELY DOS SANTOS MORAES


O LUGAR QUE ENSINO: “Oportunizando Interação e Inclusão Digital”



APRESENTAÇÃO

Trocar informações e experiências no âmbito escolar è de suma importância para maximizar a aprendizagem dos educandos. Contudo é necessário que tais informações sejam mensuradas para que ninguém venha a ser ferido, iludido, lesado e/ou enganado por falsos amigos virtuais, visando assim uma “educação” de qualidade pautada nos princípios de igualdade e de direitos. Sabe-se que a inserção de novas aprendizagens e habilidades são necessárias ao desenvolvimento pessoal e profissional de todo indivíduo em qualquer momento de sua vida. Dentro desse contexto e visando a inserção do educando na sociedade o CE Menino Jesus de Praga em conformidade com o Decreto nº. 6300/2007 abre suas portas para receber o Curso de Introdução á Educação Digital promovido pela Secretaria de Educação á Distância Integrada ao Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO. O papel da educação deve pautar-se na democratização do acesso ao conhecimento, na produção e na interpretação das tecnologias, suas linguagens e conseqüências. Torna-se portanto de suma importância que o professor esteja preparado para utilizar pedagogicamente as tecnologias na formação de cidadãos que deverão produzir e interpretar as novas linguagens do mundo atual e futuro. Todavia, para que a educação cumpra este papel destacado pelas autoras, faz-se"Não basta que os alunos saibam como mexer nos computadores; as máquinas devem estar associadas a iniciativas de colaboração, criatividade e expressão. Temos de encontrar novas maneiras para o uso da tecnologia, e não apenas adaptar o computador ao tradicional método de ensino", David Cavallo 2007. Disponível em: http://www.peabirus.com/. Acesso em: 23/10/08.

Portanto a tecnologia é um dos meios de acesso à produção de conhecimentos, mas para isso os alunos precisam estar por dentro do funcionamento da “máquina” bem como da maneira correta de usá-la para complementar as atividades educacionais, conforme projeto pedagógico da escola. É, portanto uma forma de trabalhar todos os valores fundamentais ao pleno desenvolvimento tais como: responsabilidade, disciplina, auto-estima, compromisso educacional e a preservação do bem público, como complemento aos princípios trabalhados pela instituição escolar.Pensando dessa forma pretendemos desenvolver o Projeto: O LUGAR QUE ENSINO “Oportunizando Interação e Inclusão Digital aos Professores” como forma de favorecer a Inclusão Digital dos alunos.


Metodologia

Hoje em dia a maioria dos jovens prefere manter um relacionamento através da “NET”, usando o bate-papo para interagir com seus pares. A tudo isso o professor precisa estar atento e tentar acompanhar o avanço da tecnologia enriquecendo sua metodologia de sala de aula mediando a aprendizagem dos alunos através de atividades que estimulem a busca de novos conhecimentos. Por isso o referido projeto será trabalhado diretamente com os alunos com publicação e edição de textos e imagens (fotos, desenhos e animação) através do site de relacionamentos do blogger que é uma das ferramentas do mundo virtual onde cada um trocará fotos, ilustrações e sons.


Público Alvo: Alunos da 5ª série do Ensino Fundamental.
Assunto:

  • Língua Portuguesa: leitura e produção e interpretação de textos.
  • Arte: desenho e pintura, músicas.
  • Inglês: pesquisa sobre palavras da língua inglesa/dicionário.
  • Educação Religiosa: pesquisa sobre as diversas religiões.

Avaliação

O computador serve como um grande aliado no processo educativo e educacional. Através dele pode-se levar o aluno a uma aprendizagem significativa. O trabalho desenvolvido foi de suma importância para nossa aprendizagem como alunas do curso de Educação Digital.


Fotos

Blogs da turma do C.E. São José de Ribamar - Matutino

Capacitação realizada em novembro de 2008.


Anabel

blogdasrtaninha.blogspot.com
Ângela blogdeangelaliteratura.blogspot.com
João blogjoaodigital.blogspot.com
Mª D'arc blogdarcportugues.blogspot.com
Regina blogdersantos.blogspot.com
Silvia bjsilvia.blogspot.com
Sirlene sirlenebanto.blogspot.com
Vadinilson vadnilson.blogspot.com

Turma do CE Tarquínio Lopes - Maracajá [ Matutino]

Capacitação realizada em Novembro de 2008.




Posted by Picasa

Blogs das cursistas de IED do CE Menino Jesus de Praga - matutino

Olá, visitante,

Mais uma turma foi formada. Desta vez no Centro de Ensino Menino Jesus de Praga, situado no bairro da Cidade Operária.
Capacitação realizada em Outubro de 2008.

Socializo para vocês os links dos blogs que foram criados pelas professoras dessa turma. Visitem e deixem seus comentários.

Blogs da turma matutino CE Menino Jesus de Praga

Blogs da turma Erasmo Dias

Blogs criados pelos cursistas de Introdução à Educação Digital do C.E. Erasmo Dias - turma do matutino - Maiobão (setembro de 2008):


  1. Blog da Conceição: concitamat.blogspot.com
  2. Blog da Lígia: ligiafgarces.blogspot.com
  3. Blog da Eleonora:eleonoraleitura.blogspot.com
  4. Blog da Norma: normascastro.blogspot.com
  5. Blog do Novaes: mtmnovaes.blogspot.com
  6. Blog da Célia: regisperdigao.blogspot.com
  7. Blog da Valdionora: biologia-vida.blogspot.com
  8. Blog da Valdinéia: educandogeracoes.blogspot.com
  9. Blog do Belfort: belgeo-belfort.blogspot.com
  10. Blog da Maria José: numerosfacil.blogspot.com

Parabéns a todos e a todas que conseguiram criar seus blogs. Não esqueçam de postar suas atividades, inclusive o diário de bordo nesse espaço.

Favor, cursistas: acessem e deixem seus comentários (elogios, críticas, sugestões).

Você se acha culto? Então faça este teste:

Pessoal, esse teste é muito interessante. Vale a pena fazer.

O meu resultado foi esse, acho que fui bem.

Resultado: 25 pontos

Eu tenho um excelente vocabulário.

Teste Seu Vocabulário também.

Oferecimento: InterNey.Net

Video: Tecnologia ou Metodologia?

Colegas,
Este vídeo foi exibido nas primeiras aulas do Curso de Educação Digital. Trata da questão do uso de novos recursos nas escolas e das metodologias adotadas.
Ficam as perguntas: Será que apenas atualizando os recursos didáticos é possível melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos? Ou junto com a adição de novas tecnologias é necessário também a aplicação de novos métodos?
http://www.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4

Utilização pedagógica do BrOffice.Org Impress

Capacitação realizada em Agosto de 2008.

A apresentação dos trabalhos de aplicação do Impress dos professores do CE São José Operário foi muito legal.

Os nossos colegas deram um Show de didática! Confiram nas fotos:






Parabéns a todos!