terça-feira, 18 de agosto de 2009

Encontro Regional de Formação de Formadores/Multiplicadores da Região Nordeste para o Curso de Elaboração de Projetos

No Período de 05 a 07 de agosto de 2009 foi realizado o Curso de Elaboração de Projetos (40 horas ) em Fortaleza . Esse Encontro Regional contou com a Participação de Multiplicadores e Coordenadores de todos os Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs); Coordenadores Estaduais e Municipais. Foram oferecidas duas vagas para cada NTE. Um coordenador e um Multiplicador para participarem do Encontro. Do nte de Paço do Lumiar, participaram do encontro, a Multiplicadora Suelma Paixão e a Coordenadora Elcilene Ribeiro.
Objetivo do Curso:
Esse curso tem como foco desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas, para que professores e gestores escolares possam:
1-Identificar as contribuições das TIC para o desenvolvimento de projetos de sala de aula;
2-Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico ( conceito histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);
3-Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC;
4- Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo – PITEC
O Curso foi ministrado pelos seguintes professores:
1. Demerval Bruzzi (Diretor de Produção de Conteúdo e formação em EAD-SEED/MEC). Temática: As Tics na Educação.
2. Maria Elisabete Brisola Brito Prado. (Profª Doutora da Universidade Bandeirantes de S. Paulo) Temática: Trabalhando com Projetos
3. Stela Cunha SEED/MEC): Temática: Vivenciando o Curso de Elaboração de Projetos).
4. Carmem Lúcia Prata (Coordenadora do Portal do Professor SEED/MEC). Temática: Apresentação do Portal do Professor.
5. Maria Elisabete Brisola Brito Prado. (Profª Doutora da Universidade Bandeirantes de S. Paulo) Temática: Apresentação da Proposta de Implementação do Curso Elaboração de projetos.

Os responsáveis pela oficina Temática: Preparando para a Implementação do Curso nos Estados e Municípios, foram: Coordenadores Estaduais, e formadores/multiplicadores que Elaboraram coletivamente o Plano de Ação, o qual foi socializado em plenária pelos Coordenadores Estaduais.
O Curso será oferecido pela Secretaria de Educacação a Distância ( SEED ) no âmbito Programa de Formação Proinfo Integrado. Participarão do curso, professores, coordenadores e gestores da rede Estadual e Municipal. As inscrições serão feitas na Plataforma Paulo Freire e validadas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Já o Curso será disponibilizado no Ambiente Colaborativo de Aprendizagem e-Proinfo.
A Estrutura Curricular do Curso, compreende três eixos conceituais que se integram com a prática pedagógica no decorrer do desenvolvimento de atividades propostas durante o curso. Esses eixos são: Projeto, Currículo e Tecnologia os quais são pautados nas concepções educacionais de Ensino e Aprendizagem.
A fundamentação teórica do Curso será pautada nos princípios da vários educadores que contribuíram de forma significativa no processo ensino aprendizagem ao longo da História da Educação, tais como: Célestin Freinet, Decroly, Freire, entre outros. Esses princípios foram resssignificados nas propostas atuais de desenvolvimento de projetos na sala de aula. Um outro educador, um dos grandes expoente nas concepções de Projetos é o espanhol Fernando Hernandez, que defende a reorganização do currículo por projeto. Para ele, “Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”. Destaca também que o trabalho com projeto não deve ser visto como uma opção puramente metodológica, mas como uma maneira de repensar a Função da Escola. Nos anos 90, as idéias de Hernandes nortearam propostas curriculares envolvendo trabalho com projeto.
Certamente a estrutura, objetivos e filosofia deste curso encaminharão a escola a perceber de forma mais profunda a concepção de projetos e como desenvolvê-los de acordo com a realidade da escola e o contexto da sala de aula.

Suelma Paixão Pereira

Fotos dos Cursistas que participaram do Encontro em Fortaleza